Flow Productions

Blog

Our articles…

Processo Criativo - Projeto B-Skills

A equipa criativa da Flow esteve em Pesaro, Itália, para apresentar um projeto financiado pelo Erasmus+. O projeto gira em torno do Blockchain e como explicá-lo a outros através de uma experiência interativa.

 

Gostaríamos de começar com o seguinte tópico:

Como aplicar sua pesquisa ao seu projeto de design e os benefícios do esboço para projetos

 

Comece por definir um Objetivo de Pesquisa, o problema que vai investigar. A análise quantitativa é muitas vezes útil para explicar as relações entre as variáveis. Por exemplo, ao estudar as taxas de obesidade, podemos observar quantas calorias as pessoas consumem. Com técnicas estatísticas, podemos usar dados para descrever essas variáveis e determinar se elas estão relacionadas. Essa abordagem também pode ser útil para criar novas ideias ou determinar quais programas funcionam melhor para determinadas populações.

 

A Pesquisa foi dividida nas seguintes fases:

  • Visão Geral (Antecedentes) 
  • Definição do Processo
  • Onde e Como Implementar.

 

Wide Research é um estudo de larga escala, no qual o objetivo é aprender o máximo possível sobre um determinado tópico, ele abre sua mente para novas ideias e perspetivas. Ele permite que você reúna adequadamente todas as informações necessárias antes de chegar a uma conclusão. 

Esta ampla pesquisa fornece uma visão detalhada do mercado de soluções corporativas, mantendo-o a par das novas oportunidades de negócios no campo. Pesquisamos todos os tópicos possíveis em profundidade, para reunir todas as informações e fornecer o guia mais abrangente do gênero. Nesta fase, é importante fazer um documento onde todas as informações coletadas serão armazenadas e então a segunda fase será iniciada.

 

Definir Processo é um processo onde diminuímos a quantidade de informações que foram coletadas da ampla pesquisa e as simplificamos em blocos compreensíveis. Depois fazemos uma lista dos principais tópicos abaixo de cada bloco para garantir que entendemos o que foi dito, a fim de cortar qualquer informação extra ou esclarecer as informações. Repita o processo até que cada bloco tenha cerca de 6 a 12 parágrafos.

 

Lista de Implementação é aqui que começa uma lista de onde cada parte da pesquisa pode ser útil. É facilitável imprimir a pesquisa o que usamos e o que não usamos, para poder fazer e aplicar no projeto.

 

E para completar algumas informações:


Os benefícios do esboço para projetos

Não precisa ser um artista para aprender a desenhar. Qualquer um pode aprender! É melhor para pensadores visuais e comunicadores, mas é uma ferramenta útil para qualquer um!

 

Este projeto foi desenvolvido 80% através de sketches e foi aí que nossa equipa desenvolveu um simulador, para a B-Skills, sendo uma experiência interativa onde o usuário aprenderá sobre blockchain, onde ilustramos 4 backgrounds e criamos 12 personagens para ser animado e interativo.

 

O projeto começou com conjuntos rápidos de esboços, em página A5 (tamanho europeu), onde discutimos problemas que poderiam ocorrer durante o jogo. Com foco inicial na Experiência, os objetivos são explicar a tecnologia, mas também relacioná-la com os aspetos românticos da história. O usuário emergiria aprendendo sobre a tecnologia. Depois de iniciar este projeto percebamos o quão importante é ter uma ideia clara do que você quer que seu público sinta antes de mais nada. Agora, depois que os esboços, moodboard e tema foram desenvolvidos, pedimos feedback dos parceiros do projeto para que pudéssemos melhorar o que já tínhamos.

 

 

O Level Development foi o mais interessante, queríamos criar uma interação que pudesse ser jogada de diferentes formas. Criamos 4 níveis para representar as etapas pelas quais o personagem principal passa para aprender sobre blockchain.

 

 

Nível 1 - desenvolvemos uma cidade para representar a descentralização enquanto o usuário precisa combinar os ícones para passar para o próximo nível, semelhante a como funciona um Hash no blockchain.

 

Nível 2 - aqui desenvolvemos um simulador onde o usuário tem que combinar os ícones para garantir que os personagens tenham uma boa reação, se o usuário falhar os personagens tem uma reação negativa.

 

Nível 3 - o usuário controla um avião para chegar ao destino correto e assim enviar uma carta secreta.

 

Nível 4 - É um grupo de ícones que representam os valores da cidade (neste caso o usuário é o único a escolher), então ficará oculto e o usuário deve lembrar de cada um que escolheu e escondê-los.

 

O Simulador para o cliente foi desenvolvido por uma equipe de designers e pesquisadores do Flow Production Creative Studio.