Flow Productions

Blog

Our articles…

Processo Criativo - Fotografia

A fotografia é uma arte criada no século XIX por Joseph Niépce. Os avanços tecnológicos têm permitido infinitas melhorias na qualidade dos equipamentos fotográficos e na edição das imagens. Assim, agilizando o processo de produção e a redução de custos - o que populariza cada vez mais a fotografia e o seu uso. Mas afinal, criar uma fotografia não é apenas carregar num botão e está feito, certo?

 

 

 

 

 

Esta é a nossa perspetiva quanto ao processo criativo de uma fotografia:

 

 

O processo criativo de uma única fotografia acontece em segundos diríamos. Os breves segundos que demoramos a levar o olho ao viewfinder, ou os breves segundos antes disso, são incríveis de tão pouco percetíveis. Com a prática, torna-se ainda mais fácil decidir o enquadramento e a composição de uma fotografia, mas por vezes, necessitamos de mais algum tempo para perceber qual o melhor ângulo, qual o melhor luz e qual o melhor posição, dependendo da fotografia que queremos.

 

Na pós-produção, não diríamos que o processo seja muito diferente. Com alguma prática sabemos exatamente o que a fotografia precisa, por vezes, pequenos ajustes básicos de edição, outras vezes: talvez algo mais elaborado e mais demoroso!

 

Apesar de todas as fases de criação e tratamento de uma fotografia contarem, o primeiro olhar é talvez o passo fundamental. O momento em que sabemos que a nossa lente captou um momento, alguém, ou algo, um sorriso, uma lágrima... E por isso, consideramos que a frase de Henri Cartier-Bresson tem todo o sentido:

 

 

 

"Oop! The Moment! Once you miss it, it is gone forever."

 

 

Estes são alguns exemplos de fotografias que criamos para clientes nossos: