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O que é o Marketing?

O marketing é uma atividade muito abrangente, mas acreditamos que podemos simplificar este processo e explicar como deve usar o marketing a seu favor.

 

O termo Marketing refere-se às atividades que uma empresa desenvolve para se relacionar e chegar mais perto do público-alvo, habitualmente com o objetivo de criar melhores relações com os clientes, promover produtos e/ou serviços e assim, aumentar as vendas e agregar valor à sua empresa ou marca.

 

Para a realização de uma campanha de marketing, primeiro temos de selecionar qual o público-alvo. A nossa campanha será B2B ou B2C?

B2B significa: Business to Business, ou seja, é uma campanha direcionada para empresas. Já o B2C, significa Business to Consumer, ou seja, o público-alvo será o cliente pessoal final.

 

Independente de ser um produto ou serviço, o marketing envolve um mix de fatores que predefinem análises; o mix original é conhecido como os quatro P’s - o produto, o preço, a promoção e o placement (ou local). Adicionalmente, podemos analisar mais quatro P’s: as pessoas, os processos, o posicionamento e a performance. Cada um destes fatores, dá uma perspetiva de como de se deverá fazer o marketing específico para cada produto ou serviço.

 

 

Para além do Marketing-Mix, o Marketing divide-se em vários tipos e para nós, os seguintes são os mais importantes:

 

  • Marketing Research

Marketing Research ou de Estudo liga o consumidor, a empresa e a população ao mercado através de informação. Isto quer dizer que, através da informação recolhida, são identificadas oportunidades e problemas para que sejam geradas monitoradas ações e soluções.

 

  • Marketing Institucional

Em geral, todas as empresas têm o desejo de divulgarem a sua marca, de a tornarem mais forte no mercado e na mente do público-alvo. Para este objetivo, é necessário que cada empresa crie um conjunto de ações de marketing que cumpra este objetivo.

Cada empresa deve adotar a sua própria estratégia de marketing, baseado nas suas oportunidades, objetivos e técnicas ou ferramentas que esteja disposta a usar. No fundo, é a construção de um conjunto de vários tipos de marketing, desta lista por exemplo.

 

  • Marketing Integrado

O objetivo é criar uma estratégia que inclua todo o tipo de comunicação necessária para chegar ao cliente e assim, trazer lucro através de produtos e serviços. Caso os P’s do Marketing Mix estejam em equilíbrio, será muito mais fácil alcançar este objetivo.

 

  • Marketing Interno

Este marketing refere-se à estratégia interna da empresa direcionadas aos seus colaboradores - é o estilo de vida que estes têm, a comunicação feita entre todos, as regras e hábitos do local de trabalho, por exemplo, que qualificam o marketing interno da empresa.

  • Marketing de Performance

Mais importante do que ter uma estratégia fantástica e incrível, é que a consigamos monitorar para análises e melhoramentos, desta forma o marketing continuará a melhorar a cada fase. Através de análise de métricas, é possível aferir retornos variados, como visualizações, gostos ou seguidores, ou retorno financeiro e até repercussão a nível social, entre muitos outros.

 

  • Marketing Relacional

O marketing relacional pretende criar e manter relações com o cliente que é mais favorecido pela empresa e com os clientes que não têm tanto valor para a empresa. Para isto, em geral, o marketing relacional usa ferramentas de contato direto ou de término de contacto.

 

  • Marketing Holístico

Se relacionarmos os últimos quatro tipos de marketing - interno, integrado, de performance e relacional - temos o marketing holístico, que nada mais é do que um estilo de marketing quase que perfeito. É uma estratégia com o objetivo de criar e dar ao consumidor uma experiência única para que ele escolha a nossa empresa, em vez de ir à concorrência.

O marketing holístico quando adotado faz com que vários setores da empresa trabalhem como um e como um, cheguem em conjunto ao cliente-alvo, tornando a empresa numa big machine.

 

 

  • Keyword Marketing

O Keyword Marketing é a utilização de palavras-chave, ou frases específicas, mais pesquisados pelo consumidor quando procuram determinado produto ou serviço. Assim, a pesquisa é mais facilitada quando os termos relativos a esse serviço ou produto são procurados nos motores de busca.

 

  • Outbound Marketing / Marketing Tradicional

O outbound marketing representa o marketing tradicional com o qual estamos acostumados. Basicamente, são as ações e estratégias mais tradicionais como anúncios televisivos ou em rádio, banners em sites, ou ainda publicidades em outdoors, muppis e cartazes que funcionam a curto prazo.

 

 

  • Inbound Marketing / Marketing de Permissão

Com este estilo de marketing, em vez de ser a empresa a fazer o contacto com os clientes, as empresas esperam que os clientes vão ter com ela. Ou seja, este método depende que o consumidor tenha o desejo ou a necessidade de comprar um produto ou serviço e faça o processo de pesquisa do que precisa.

 

  • Content Marketing

O marketing de conteúdo é de grande importância para o crescimento do tráfego orgânico, ou seja, para o crescimento no digital, sejas nas social media, através do website ou de anúncios nas plataformas online.

Este estilo não argumenta pelo produto ou serviço, no caso, informa e oferece valor ao cliente sobre o produto, serviço e sobre a empresa. O objetivo é criar ligações positivas, através do conteúdo na mente do público-alvo, à empresa - fazendo uma conexão memorável para que quando o cliente precisar do produto ou serviço, se lembre da sua empresa em específico.

 

 

Concluindo, nos tempos atuais, em que certos setores e negócios sobrevivem apenas com a presença digital mas tem de existir um consenso entre todos e de fazer sentido o uso de cada um para que a campanha, em geral, tenha sentido, o nosso conselho é: pense bem sobre a sua estratégia de marketing, sobre o que está a fazer e o que pode melhorar. Caso ainda não use marketing, nunca é tarde demais para começar!