Flow Productions

Blog

Our articles…

Exposição Laura Ayres

Sob o pretexto da celebração do centenário da Professora Dra. Laura Ayres, a Câmara Municipal de Loulé, através do Museu Municipal de Loulé, solicitou a criação de uma exposição de homenagem a esta personalidade de grande relevo nacional.

 

Para o desenvolvimento do conceito para esta exposição, foi articulado com o mencionado museu, assim como, a coautora Cristina Fé Santos, em conjunto com Rui Lourenço, criou os textos sobre a Dra. Laura Ayres como também cedeu imagens da homenageada.

 

Este projeto foi desenvolvido pelos designers Luís Baptista e Marlon Duarte, que com base no briefing feito com Cristina Fé Santos e Ana Sousa (CML – Museu), e na pesquisa feita sobre a homenageada criaram um ambiente estético adequado à sua personalidade.

 

A Professora Dra. Laura Ayres, para além de uma grande médica, investigadora, professora, cientista e política, com enorme relevância a nível nacional e internacional “foi uma mulher de afetos e ação”. Considerada uma lutadora, otimista e inconformista por natureza, era também carismática, criando relações com bastante facilidade, para além de ser criativa e inquisitiva. Estas e outras características “tornaram-na pioneira na área da saúde pública e da virologia, mas também enquanto Mulher da sua época”.

 

Ainda, o seu interesse imediato tento pela investigação, assim como quando os primeiros casos de infetados pelo vírus da SIDA foram diagnosticados, entregou-se de “alma e coração” a todos os que a procuraram, sem medo de contágio e sem preconceitos, fizeram da Professora Dra. Laura Ayres uma personalidade extremamente relevante no combate desta doença.

 

Estes fatores fizeram com que no decorrer do projeto optássemos pelo cor-de-rosa para representar as peças gráficas que assentaram numa exposição de 12 painéis de 75x180cm, na criação de um postal impresso e distribuído pelos CTT, assim como os demais materiais de divulgação e comunicação, como cartaz e programa.

 

As imagens raras da homenageada, assim como a sua fraca qualidade, própria da época fizeram com que tivéssemos cuidado redobrado no tratamento das imagens dado o tamanho das peças da exposição. A conjugação de elementos do layout das peças que compõem a exposição pretenderam imprimir o dinamismo da sua personalidade, dando destaque à sua imagem conjugando de forma harmoniosa com os textos da autoria de Cristina Fé Santos e Rui Lourenço.

 

Para o layout do postal, escolheram-se 2 imagens de momentos diferentes da vida da personalidade, sempre com o tom cor-de-rosa, patente em todas as peças do projeto.

 

Ainda, de forma a contextualizar o projeto como parte das comemorações do seu centenário foi criado um “selo” representativo dos 100 do seu nascimento. Este selo foi colocado em todos os layouts do projeto.

 

Por fim, a Flow Productions contou com a parceria da KoisasKomideias, que imprimir e montou as estruturas necessárias para a exposição. Esta exposição foi montada num suporte concebido à medida, numa estrutura de ferro, com conectores que interligam as peças da estrutura. Os painéis de 75x180cm foram impressos em vinil, com laminação e aplicados sobre placas Dibond, com fitas magnéticas que permitem uma maior facilidade de montagem e desmontagem da exposição itinerante.

 

A exposição foi bastante bem acolhida pelo cliente e pelos visitantes, tendo a Flow Productions recebido um feedback bastante positivo deste projeto.